Rosácea

A Rosácea é uma doença inflamatória crônica, que costuma aparecer em regiões do centro da face. Contudo, ela pode se expandir, atingindo bochechas, nariz, testa e queixo. Afeta mais os adultos, com faixa etária de 30 a 50 anos.

As mulheres são mais suscetíveis ao seu aparecimento, porém os homens costumam desenvolver as formas mais agressivas da doença.

Quais são as causas da rosácea?

São diversos os fatores associados ao aparecimento da rosácea, mas sua causa exata ainda é desconhecida.

Entre os mais comuns, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) estão: a predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças de temperatura, uso excessivo de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos muito quentes.

Inclusive, ela pode também estar associada a várias doenças, incluindo, por exemplo, as doenças auto-imunes, como a doença celíaca.

Sintomas da rosácea

Existem, na verdade, várias manifestações da doença. E cada uma apresenta diferentes sinais e sintomas. Entre as mais comuns estão a Rosácea Fimatosa (aumento de dimensões das áreas atingidas), Rosácea pápulo-pustulosa (associada ao surgimento de bolhas) e a Rosácea eritemato (o indivíduo apresenta apenas vermelhidão).

Em mais de 50% dos casos, surgem ainda lesões nos olhos, que são chamadas de rosácea ocular, com sintomas semelhantes à conjuntivite. Em formas mais graves, apresentam-se como nódulos inflamatórios.

rosácea

Qual o tratamento para a rosácea?

Ainda não se sabe a cura definitiva para a condição.

Todo o tratamento é feito de acordo com o grau de evolução do quadro, ou ainda, quando é possível revertê-lo. Ele inclui intervenções cirúrgicas (utilizando laser), sistêmicos (antibióticos) e tópicos (com aplicação local).

Como toda doença, o principal ainda é a prevenção. Dessa forma, busque sempre:

◾ Evitar exposição ao sol em horários de pico e mudanças bruscas de temperatura;
◾ Use sempre protetor solar;
◾ Procure não tomar banho e lavar o rosto com água muito quente.

Para dúvidas sobre o tratamento, entre em contato com a Dra. Roberta Lopes!