Dermatite de Contato

Também conhecida como eczema de contato, a dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele, devido ao contato com alguma substância ou objeto irritante, que incluem sabonetes, produtos de limpeza e bijuterias, por exemplo.

Assim, existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

A irritativa é causada por substâncias alcalinas ou ácidas, como solventes, detergentes e sabonetes. As lesões na pele ficam restritas ao local onde ocorreu o contato.

Já a alérgica é aquela que surge quando o indivíduo é exposto várias vezes a um produto ou substância. Portanto, dependendo das condições de defesa do organismo, ela pode levar anos para se manifestar. Este tipo está ligado ao uso de perfumes, cremes e outros produtos.

Diferentemente da irritativa, ela se estende, atingindo outras áreas, além daquela que houve contato.

Quais são os sintomas da dermatite de contato?

Os sintomas da dermatite de contato podem surgir na hora, alguns minutos ou horas depois do contato com o objeto ou substância. Entre os principais sintomas associados, estão:

◾ Pele seca;
◾ Inchaço na região;
◾ Presença de feridas na pele, que coçam e tem aspecto avermelhado;
◾ Descamação e pequenas bolinhas na região afetada.

Dependendo do agente causador, a dermatite de contato pode aparecer em áreas diferentes do corpo, como na face.

Dermatite de contato

Como é feito o tratamento da dermatite de contato?

Assim como em outras condições de pele, o tratamento depende da extensão e da gravidade do quadro. O tratamento pode incluir métodos locais ou a utilização de medicação oral ou injetável.

Cremes e pomadas específicas são utilizados para reduzir a coceira e a inflamação na pele. Para prevenir a condição, deve-se observar o agente causador do problema e evitá-lo. Em casos onde a situação envolve o trabalho é fundamental o uso de EPI´s (luvas, calçados e uniformes).

Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Dra. Roberta Lopes!