Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que leva a descamação e vermelhidão, em algumas áreas, principalmente o couro cabeludo e regiões oleosas do nariz, pálpebras e lados do nariz.

Sua causa ainda é desconhecida, contudo, associa-se seu aparecimento ao tipo de sebo produzido pela pele do paciente, além da inflamação desencadeada por agentes externos, com as alergias.

Outra linha associa a condição à existência do fungo Malassezia, que pode estar presente na própria secreção oleosa da pele, como uma resposta irregular do sistema imune!

Quais são os sintomas da dermatite seborreica?

Existem alguns sinais típicos que costumam aparecer em pessoas com a condição. São eles:

◾ Manchas com crostas amareladas no couro cabeludo;
◾ Vermelhidão;
◾ Coceira nas regiões afetadas;
◾ Aparecimento de caspas no couro cabeludo, barba e bigode.

A maioria desses sintomas costuma se agravar quando exposta a situações de estresse ou a exposição a ambientes frios e muito secos.

Dermatite seborreica

Como é feito o tratamento da dermatite seborreica?

Infelizmente, dependendo do caso, a dermatite seborreica pode não ter cura. Além disso, ela pode surgir várias vezes ao longo da vida do indivíduo.

Em alguns casos, pode ser receitada aplicação de cremes, que contenham corticoides em sua composição, ou produtos antifúngicos, todos indicados por um médico dermatologista.

É necessário seguir o tratamento receitado pelo médico à risca.

Além do tratamento medicamentoso, é importante também que o paciente mantenha sempre o cabelo e o couro cabeludo limpos e secos, não usar água muito quente, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos.

Alguns compostos naturais, como a babosa, são bons aliados na remoção da caspa. Ela contém enzimas que eliminam as células mortas, podendo ser aplicada em forma de creme ou gel.

Produtos químicos no cabelo e métodos como a escova progressiva, costumam agravar ainda mais a situação. Vale salientar que a aparência dos fios, sejam eles lisos, cacheados ou crespos, não influenciam na ocorrência da doença.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Dra. Roberta Lopes!