Os dermatologistas são os profissionais responsáveis por cuidar da nossa pele e seus anexos. Isso inclui cabelos e unhas.
Além disso, tem profundo conhecimento sobre os processos que podem ocorrer nessa estrutura e sabem a importância de uma pele saudável. Assim, para todo e qualquer problema associado, devemos consultar um especialista em dermatologia clínica.
A dermatologia clínica é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e problemas que atingem nossa pele. Atualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil condições e doenças que podem afetar a mesma.
Entre as doenças mais comuns, podemos citar a acne, vitiligo, melasma, micoses e os cânceres de pele.
Qual a atuação da dermatologia clínica?
Em suma, a atuação da dermatologia clínica engloba todos os processos fisiopatológicos que envolvem nossa pele. Isto inclui pequenas e simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias, e lesões mais complexas, como os tumores (câncer).
A consulta com profissionais desta especialidade é indicada para pessoas de todas as idades, que incluem crianças até idosos. Ou seja, todas as pessoas que apresentarem algum tipo de alteração na pele, seja ela de origem infecciosa, autoimune, entre outras.
Que motivos me levam a consulta com um dermatologista clínico?
Como dito anteriormente, qualquer alteração na estrutura da pele já é motivo para a busca desse profissional. Entre os exemplos mais comuns, estão:
◾ Lipomas, cistos e nódulos;
◾ Quedas de cabelo sem motivo aparente;
◾ Manchas vermelhas e descamação da pele;
◾ Populares cravos, espinhas e acnes;
◾ Pele sensível, ressecada e com excesso de oleosidade;
◾ Suor excessivo e com odor desagradável;
◾ Manchas, pintas e sinais na pele que podem se tornar tumores;
◾ Feridas abertas que não cicatrizam.
Estes são apenas alguns dos motivos mais comuns. Uma vez identificado o problema, o dermatologista clínico irá estudar seu caso e indicará o melhor tratamento para você.