São alterações na pele que caracterizam-se por um nódulo de tamanho variável ou múltiplo. Sua coloração varia de tons normais de pele a esbranquiçados ou amarelados. Sua consistência pode ser elástica, flutuante ou mesmo, dura. A maioria dos cistos é benigna e pode aparecer em qualquer região do nosso corpo, sendo bastante comum na face.
O tratamento definitivo é cirúrgico, com anestesia local para sua retirada.
São as populares pintas que aparecem em nosso corpo. Na verdade, são classificadas como pequenos tumores, que não trazem prejuízos à saúde, de uma maneira geral. Elas podem aparecer tanto na infância, quanto na fase adulta, e apresentam coloração preta ou marrom.
Existem casos específicos que elas se multiplicam fora do controle e podem se tornar um melanoma (câncer de pele extremamente perigoso). Dessa forma, quanto mais rápida for a detecção, mais simples será sua retirada.
As pequenas são facilmente removidas de forma ambulatorial, com anestesia local. As mais profundas, em alguns casos, podem precisar de anestesia geral.
A biópsia caracteriza-se pela remoção de uma pequena quantidade de tecido, utilizando-se de técnicas que preservam a lesão inteira. As biópsias da pele são feitas com anestesia local, com uma agulha fina. O paciente sente apenas o desconforto da picada, mas nada durante o procedimento.
A cirurgia é o processo mais indicado para os casos de melanoma (câncer de pele). O procedimento é realizado sob anestesia local e, geralmente, deixa uma pequena cicatriz, por abranger também uma margem de retirada.
Caso a alteração esteja localizada na face, as margens de retirada precisam ser menores para que não ocorram prejuízos estéticos para o paciente.