Você conhece o procedimento estético Fios de PDO?
Trata-se de um novo método de levantamento dos tecidos da face e do corpo, com o uso de fios absorvíveis, compostos de polidioxanona (PDO). Tem como objetivo principal o lifting dos tecidos, além do estímulo da produção de colágeno, através do processo de cicatrização em torno dos mesmos.
Na verdade, este tipo de fio já foi, por muito tempo, utilizado como fio de sutura, bem conhecido entre os cirurgiões. Atualmente, foram desenvolvidos modelos específicos com pequenas garras, lisos, dentro de agulhas, permitindo assim a sua utilização a estética, como estimuladores de colágeno local.
Afinal, como se aplica a técnica de fios de PDO?
Em suma, os fios de PDO podem ser aplicados em praticamente todas as áreas da face, inclusive em regiões delicadas, como as pálpebras inferiores, aquelas que ficam abaixo dos olhos. Utilizam-se também nas rugas acima dos lábios e no pescoço, com recuperação tranquila e bastante rápida.
Assim, depois de um estudo minucioso sobre as características da face do paciente, além das possibilidades de tratamento, é feita a escolha do tipo de fio mais adequado. Vale salientar que pode ser usado mais de um modelo no tratamento.
Após a anestesia local, as agulhas são introduzidas, deixando o fio logo abaixo da pele. A duração de todo o procedimento se aproxima dos 30 a 40 minutos.
Em casos onde o foco é apenas o estímulo de colágeno, todos os fios são introduzidos em direções diversas, construindo uma espécie de “rede”, que posteriormente é substituída por colágeno, mediante a absorção dos fios.
Em alguns casos utiliza-se ainda algumas fitas adesivas, mantendo a pele mais densa, evitando assim a movimentação do tecido.
Os resultados costumam ser imediatos. Existem alguns casos onde pode ocorrer acúmulo de pele na elevação, que leva cerca de 15 dias para acomodação total.