Também conhecida como Cosmiatria, a dermatologia estética trata-se de uma especialidade médica voltada para situações que podem trazer prejuízos estéticos para a pele do paciente.
Estes prejuízos podem atingir qualquer pessoa, desde a adolescência até idosos. Para entendermos melhor a atuação da dermatologia estética, vamos primeiramente compreender do que se trata o prejuízo estético.
Afinal, o que é prejuízo estético?
A dermatologia estética define como prejuízo estético pessoas que apresentam condições pouco saudáveis na pele, como mudanças em sua coloração e textura. Além disso, essas alterações podem incomodar o paciente, trazendo, muitas vezes, mudanças negativas no bem-estar e autoestima.
Existe também a possibilidade de avaliar a pele, em aspectos que variam de oleosidade, pele ressecada, manchas, descamação, pintas, erupções irregulares e outras situações. Todas estas condições também entram no âmbito de prejuízo estético.
Agora que você entendeu do que se trata, como a dermatologia estética está inserida nesses casos?
Tratamento de prejuízos estéticos
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que todo tratamento e procedimento dentro da dermatologia estética deve ser feito por um profissional qualificado. Somente ele pode avaliar a pele e indicar ferramentas adequadas para mitigar os prejuízos estéticos.
Outra coisa que também vale salientar: o dermatologista estético não foca apenas no prejuízo estético. Ele também avalia a saúde global do paciente, ou seja, o indivíduo em sua totalidade.
Dessa forma, por vezes, mesmo que o procedimento possa ser feito, pode ser que ele cause prejuízos à saúde do indivíduo. Assim, encontra outras formas de abordagem para resolução do problema.
As principais ações que os profissionais de dermatologia estética estão aptos, incluem:
◾ Prevenir a formação de cravos e espinhas;
◾ Tratar as marcas da idade como rugas e pés de galinha;
◾ Prevenir os sinais de envelhecimento;
◾ Clarear locais escuros da pele;
◾ Minimizar sulcos e sinais presentes na pele do paciente.
Para qualquer alteração na pele, seja ela estética ou clínica, considere a consulta com um dermatologista.