Câncer de Pele

Você certamente já deve ter ouvido falar no câncer de pele.

Trata-se de um tumor (crescimento exagerado de células) que atinge a pele, comum em pessoas acima dos 40 anos. Sua causa está muito ligada à exposição excessiva ao sol. Atualmente, é um dos cânceres mais frequentes no Brasil e ao redor do mundo.

Quais são os tipos de câncer de pele?

O câncer de pele possui três formas distintas:

◾ O melanoma, que tem origem às células do corpo que produzem melanina, frequente em adultos de origem branca;
◾ Carcinoma espinocelular, tumor maligno, responsável, inclusive, por 30% de todos os casos associados no Brasil. Manifesta-se nas células escamosas, presentes nas camadas superiores da pele;
◾ Carcinoma basocelular, que surge nas células basais, camada mais profunda da epiderme. Tem baixa letalidade e quando detectado precocemente as chances de cura são maiores.

Quais as manifestações do câncer de pele?

De forma geral, o câncer de pele se manifesta como pintas, eczemas e outras lesões benignas. Portanto, conhecer bem sua pele é fundamental para detecção precoce do problema. Apenas um exame clínico, feito por um médico dermatologista especializado pode diagnosticar o câncer de pele.

Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo mucosas. Contudo, é mais comum ocorrer em partes do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Caso não seja tratada adequadamente, pode acabar por destruir essas estruturas.

Ao primeiro sinal, procure imediatamente ajuda médica!

Câncer de pele

Quais os tratamentos para o câncer de pele?

Atualmente, a intervenção cirúrgica é o tratamento mais indicado para a doença. Em estágios iniciais, pode ser realizada sem a necessidade de interação. Em casos mais avançados, o tratamento vai variar de acordo com o grau, tamanho e estadiamento do tumor, podendo ser indicados tratamentos adicionais, como radioterapia e quimioterapia.

A prevenção, como sabemos, ainda é o melhor caminho. A principal recomendação para a prevenção é evitar a exposição ao sol, em horários em que os raios solares são mais intensos, entre as 10h e 16h, e utilizar óculos e protetor solar.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Dra. Roberta Lopes!

Dra. Roberta Lopes - Dermatologista





Siga-nos

Contatos

Rua Bento de Andrade, 486
Jardim Paulista - São Paulo/SP
CEP 04503-001

Responsável Técnica

Dra. Roberta Simão Lopes Cury
CRM/SP 161113 / RQE 89948